domingo, 11 de maio de 2008

CONSTRUINDO O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS

PROJETO


1. APRESENTAÇÃO

O projeto: “Construindo o pensamento lógico – matemático através de jogos”, será aplicado em classes do ensino fundamental e médio.
O interesse em fazer este projeto surgiu a partir da observação, onde foi constatado que alunos, pais e professores demonstram insatisfação com relação a Matemática, encarando-a como difícil, admitindo o fracasso até como natural e irreversível, onde o aluno assume uma culpa ao revelar: “não entendo”, “não sou bom” em matemática.
A grande contribuição deste projeto é oferecer sugestões e despertar a consciência de como a intervenção pedagógica por meio de jogos desperta o interesse e desafia o raciocínio da criança, permitindo-lhes uma aprendizagem prazerosa.
Através deste projeto será possível também fazer uma comparação de como o jogo desperta o interesse nos alunos pelo aprendizado, independente da idade ou série que esteja cursando, comprovando a afirmativa de que a Ludicidade é uma necessidade do ser humano.


2. JUSTIFICATIVA

Os conhecimentos matemáticos devem ser trabalhados sistematicamente, de maneira que seus conceitos, idéias e métodos sejam abordados numa seqüência lógica.
Desenvolver este projeto tem a finalidade de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Uma das maneiras de fazer isto é através da aplicação do lúdico nas aulas de matemática. A introdução dos jogos nestas aulas é a possibilidade de diminuir os bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem esta disciplina e sentem-se incapacitados para aprendê-la.
Os jogos bem planejados são um recurso pedagógico prazeroso para a construção do conhecimento e do pensamento lógico-matemático.


3 . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

LORENZATO (1995), os jogos não devem ser usados ao acaso e isoladamente, deve haver uma seqüência.

MOURA (1991), o jogo é defendido como importante aliado do ensino formal de matemática.

PCN (1997), quando a criança joga, além de estar aprendendo a conviver e a respeitar seus colegas, ela desenvolve diversas habilidades matemáticas.

SANTA MARLI (2000), a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão.

ZUPPO (1995), com as brincadeiras, as crianças aprendem com mais interesse.


4. OBJETIVO GERAL

Utilizar o lúdico no ensino da matemática, objetivando auxiliar os alunos na interpretação da linguagem matemática, assim como, aumentar a motivação para o aprendizado, desenvolvendo a autoconfiança, a organização, a concentração, atenção e raciocínio lógico dedutivo, promovendo a socialização e aumentando a interação dos alunos com as outras pessoas.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Verificar a participação e o interesse dos alunos durante as aulas de matemática.
- Observar se a intervenção pedagógica por meio de jogos auxilia a criança na realização das atividades propostas.
- Estimular o aluno a sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções, desenvolvendo o pensamento lógico e a habilidade de cálculo mental através de jogos.
- Estimular a interação dos alunos com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para os problemas e jogos propostos, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
- Possibilitar aos alunos a compreensão de conteúdos matemáticos através de jogos;

6. METODOLOGIA

- Dinâmicas;
- Jogos matemáticos;
- Desafios.


7. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir da observação dos seguintes aspectos: organização, interesse pelo aprendizado, interação do grupo, atenção e raciocínio lógico.
A avaliação será através de ficha avaliativa coletiva, onde constará o parecer sobre a reação do grupo a cada atividade aplicada.

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