terça-feira, 13 de maio de 2008

A matemática e a linguagem

O homem possui a capacidade de comunicar-se, seja verbalmente ou por meio da escrita, onde para isto ele utiliza códigos alfabéticos. Os códigos também são utilizados para expressar as convenções matemáticas; muitas vezes os educandos apresentam dificuldade em interpretar estes códigos, e este é um dos maiores fatores que impede a aprendizagem desta disciplina.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade e a capacidade de resolver problemas, estimulando o pensamento independente. É necessário que os alunos percebam que existe uma grande relação entre a Língua Portuguesa e a linguagem matemática.
É nosso papel como professores de Matemática, estimular a leitura de textos de acordo com a competência cognitiva de nossos alunos: Essas leituras tem vários objetivos: introduzir assuntos, ampliar o conhecimento sobre os aspectos já trabalhados, sugerir novas pesquisas, motivar a discussão .
Existe uma relação entre a língua e a matemática, na compreensão da linguagem utilizada para cada uma. Por exemplo, para o entendimento e tradução do enunciado de um problema, em uma sentença matemática, necessita da mesma análise que fazemos a o ler um texto, nós interpretamos o texto para, em seguida, levantar os elementos que serão utilizados na sentença.
Ler, discutir, ouvir, concluir, redigir e aplicar – esta é uma seqüência de passos que possibilitam a aquisição de qualquer conhecimento.

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