quinta-feira, 8 de maio de 2008

A importância do jogo no ensino da matemática



As referências ao uso do jogo no ensino da matemática, nos últimos anos, têm sido constantes. As evidências parecem justificar a importância que vem assumindo o jogo nas propostas de ensino de matemática.
A idéia de utilizar jogos faz parte de estudos no qual pesquisadores investigaram as possibilidades que permitem os jogos para provocar os processos cognitivos subjacentes à construção das estruturas do conhecimento. Por isso, o professor deve utilizar desse meio em sala de aula, com ambientes bastante ricos em quantidade e variedade de jogos, para que as crianças possam descobrir conceitos inerentes às estruturas dos jogos por meio de sua manipulação.
O jogo promove o desenvolvimento, porque está impregnado de aprendizagem. As crianças ao jogar, passam a lidar com regras que lhes permitem a compreensão do conjunto de conhecimentos veiculados socialmente, permitindo-lhes novos elementos para aprender os conhecimentos futuros.
Através do jogo a criança desenvolve habilidades de resolução de problemas, possibilitando a oportunidade de estabelecer planos de ação para atingir determinados objetivos, executar jogadas e avaliar sua eficácia nos resultados obtidos.
Assim sendo, pode-se supor que um trabalho sistemático por meio de jogos, com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, desencadearia o processo de equilibração responsável pela estruturação cognitiva, pois o jogo propicia um espaço para pensar. Isto não significa que a intervenção seja restrita às crianças com dificuldade, porque aquelas que não tenham tais características poderiam igualmente ser beneficiadas.
Reconhecendo a importância do jogo na educação, destaca-se que, caso sua aplicação na escola seja reduzida a um simples divertimento, rebaixa-se a educação e a criança, pois o que agrada à criança no jogo é a dificuldade e o desafio, o que faz com que aplique sua inteligência e seu raciocínio prazerosamente no sentido de obter êxito.


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